Proj. 001 - 2 Liquidificadores Industriais - Pequeno Cotolengo - R$ 3.197,18


Um dia histórico.

Assim podemos definir o dia 06 de julho de 2014.

Pois foi nesse dia que o Grupo Solidário realizou sua primeira doação, com a entrega de dois (02) liquidificadores industriais com capacidade de 25 litros, cada um, para a instituição Pequeno Cotolengo.

Essa entrega, carregada de simbolismo por ser a primeira, atendeu uma instituição que há décadas atua no estado do Paraná em prol dos mais necessitados.

 

Criado pela primeira vez na Itália, o Pequeno Cotolengo foi inspirado e tem seu nome em homenagem aos trabalhos desenvolvidos por São José Benedito Cottolengo, padre que em 1830 criou a La Picolla Casa, que acolhia pessoas com deficiências. Com a chegada da Congregação no Brasil em 1914, diversas obras pastorais e sociais tiveram início a partir do estado de São Paulo, que recebeu o primeiro Pequeno Cotolengo em 1964. Já no ano seguinte, com os impulsos do arcebispo de Curitiba na época, Dom Manuel d’Elboux, a capital paranaense passa a acolher o segundo Pequeno Cotolengo do país.

 

Em 25 de março de 1965 ocorre a formalização do Pequeno Cotolengo Paranaense, mas somente seis anos depois, após intensos trabalhos da comunidade, o primeiro pavilhão é concluído e as primeiras 18 moradoras com deficiências múltiplas passam a ser acolhidas.

 

Atualmente, o Pequeno Cotolengo cuida de 220 pessoas com necessidades especiais, entre 1 e 65 anos de idade, a maioria com permanência integral (dia e noite) na instituição.

 

A doação dos liquidificadores industriais irá auxiliar na manutenção do almoço beneficente mensal da Instituição, a qual recebe poucos recursos governamentais e tem como sua maior e principal sustentação a comunidade.

 

E foi num almoço beneficente, que é realizado no 1º. domingo de cada mês, que foi efetivada a doação. Neste almoço, que foi também festivo, por ser a data da Festa Junina da Instituição, e onde se esperava atender 3.000 pessoas, que o Grupo Solidário fincou sua “pedra fundamental”.

 

Na oportunidade, o Pe. Rodinei Tomazzella, Diretor do Pequeno Cotolengo, fez questão de anunciar para todos os voluntários - que estavam trabalhando na cozinha, que a doação havia sido feita pelo Grupo Solidário, o que gerou uma grande salva de palmas, emocionando a todos, uma vez que era visível no rosto de cada um a gratidão pela doação que auxiliará na manutenção dos almoços beneficentes e na elaboração da comida diária dos internos, já que a maioria necessita de alimentação pastosa.

 

Foi um dia histórico e muito especial, de consolidação do Grupo Solidário, que tem como máxima: “Fazer o bem, faz bem!”

 

Seja você também um Solidário e junte-se a nós nessa corrente do bem! Clique no menu acima e descubra como participar.

 

Padrinho: Zé Maria